Integração de Dados

Muitas Organizações possuem diversos sistemas em diferentes plataformas de dados que precisam ser integrados. Há casos em que a Organização já possui conexão entre suas bases de dados, no entanto, havendo mudanças em uma única base de dados, as conexões também precisam ser modificadas.

Há soluções na TI que possibilitam a integração de diferentes bases de dados e formatos para se comunicarem entre si usando uma conexão única, integrada e diretamente aplicada ao negócio da Organização.

O processo de integração de dados tem como objetivo a combinação de dados provenientes de diferentes fontes de forma que seja possível enxergá-los todos sob uma visão única, simplificando e potencializando o processo de análise dos mesmos.

O conceito atual de integração de dados permite calcular, juntar, agregar informações de diferentes tipos de dados e diferentes tipos de fontes e armazenar em um ou mais destinos, que seria a evolução da modalidade de Data Warehouse, não só vista como carga entre sistemas e modelagens diferentes, e sim, com um conceito mais amplo de empresa (SAP e Java) e conectividades externas a empresa (Web Services) permitindo, assim, uma integração total e completa em todos os ramos e atividades da empresa, carregando, validando e cruzando informações de diversos sistemas e plataformas em tempo real de execução.

A metodologia de desenvolvimento de projetos de Integração de dados prevê etapas, tais como Gerenciamento, Análise, Construção, Teste, entre outras, de forma a garantir a melhor administração de tempo e recursos no projeto.

Embora em geral seja possível tratar todo o processo de integração como uma etapa única, este tipo de visão apresenta diversos problemas. Entre os mais críticos, estão o tempo necessário para desenhar o processo inteiro, a dificuldade de detecção de erros locais e a dificuldade de manutenções futuras. Assim sendo, é recomendado que cada processo seja mantido tão pequeno quanto possível, "montando" o sistema final através da junção destes pequenos pedaços.

A utilização de ferramenta adequada para centralizar os processos de forma a divulgar o conhecimento entre as diversas áreas (AD, Banco, BI, etc.) com garantia de Integridade e Confiabilidade das informações é uma grande vantagem do uso desta solução.

E as vantagens do uso deste tipo de solução podem ser listadas, resumidamente, nos seguintes itens:

  • Implementação de uma arquitetura corporativa de qualidade de dados;
  • Integração com plataforma orientada a serviços;
  • Processo contínuo de monitoramento da qualidade;
  • Processamento de múltiplas origens de dados;
  • Ferramentas voltadas tanto para o desenvolvedor quanto ao analista de negócios;
  • Menor tempo de implementação;
  • Menor custo de manutenção.
JoomShaper