Integração de Dados e BI

business

Integração de Dados e Business Intelligence

A abordagem da Integração de Dados, quando corretamente implementada, permite a consolidação e distribuição de informações precisas por toda a organização, de forma rápida e confiável. 

Nossas alianças estratégicas com a Softtek e com a Maxtera proporcionam a mais adequada solução às necessidades de consolidação, distribuição e federação de dados em um amplo conjunto de componentes de tecnologia, líderes absolutos de mercado.

Algumas vantagens imediatas de uma correta abordagem: 

Redução do custo e da complexidade operacionais – A consistência da modelagem e do desenvolvimento com o uso das tecnologias adequadas, aliadas ao alto grau de reutilização de metadados, reduzem custos diretos e a complexidade operacionais. 

Aceleração do projeto, do desenvolvimento e distribuição de fluxos de dados unificados – A modelagem e o gerenciamento de metadados combinadas com ferramentas de desenvolvimento líderes de mercado, permitem aos arquitetos de dados modelar fluxos de dados ponto a ponto envolvendo qualquer fonte de dados – em baixa ou alta plataforma – entender a linhagem de informações e o impacto das alterações, além de fazer alterações com mais controle e agilidade. 

Flexibilidade - Nossos clientes podem escolher as técnicas de integração de dados – ou uma combinação de técnicas – que melhor se adaptem, incluindo ETL, replicação, federação ou integração com base em eventos para criar fluxos de dados flexíveis. 

A construção de Soluções de Business Intelligence (BI) permite que as organizações identifiquem, em meio à sua massa de dados, informações fundamentais sobre o seu negócio e/ou atividade fim, podendo assim antecipar tendências, se adiantar no lançamento de produtos, conhecer melhor os seus clientes, alavancar o seu potencial competitivo ou prestar os melhores serviços, em se tratando de entidades governamentais. 

Em um ambiente de BI bem elaborado são produzidas informações necessárias para o processo de tomada de decisão, base para a condução estratégica de uma organização. 

 

Nossa atuação técnica contempla as seguintes etapas de um projeto de BI:

  • Definição da Arquitetura da Informação para Business Intelligence, ali compreendidos Dados, Processos e Tecnologias

  • Apoio consultivo na prospecção de Tecnologias para Integração de Dados, Qualidade de Dados, Gerenciamento de Metadados, Banco de Dados e soluções OLAP ETL, Data Quality, Metadata Manager, Database Management System e soluções OLAP

  • Planejamento e implementação de projetos de Integração de Dados com o emprego de tecnologias específicas associadas a processos de qualificação de dados e gerenciamento de metadados ETL, Data Quality e Metadata Manager

  • Administração de dados, oferecendo procedimentos e práticas para o processo de gerência dos recursos de dados e aplicativos

  • Construção e implementação de projetos de Datawarehouse e Datamarts (subconjuntos de um DW completo)

 

JoomShaper